Medicina Integral 
Quem Somos

Atividades

Profissionais

Medicina Integral

Med. Biologia Infantil

Links Selecionados

Endereços
  Pesquisar:

Guia do Bebe
Guia do Bebe - Uma opção saudável
GUIA DO BEBE
Estamos colocando as principais informações que todas as Mães e Pais devem saber para cuidar de seus herdeiros.
O Bebe acabou de chegar, entrou em casa e começou a chorar - Por que está chorando ?
Qual o motivo ?
Fome é um bom parametro para justificar o desespero que começa a formar-se na cabeça do Pai e da Mãe, porém quando o põem para mamar ele fica um minuto e dorme - Será que era fome mesmo ??????
Existem diversos motivos para o choro -
Pode ser fome, mas o mais comum é a necessidade do calor do corpo da mãe - Antes do nenê nascer ele ficava no ventre materno e isto dava a ele ou ela o calor que precisava - portanto este fator deve ser colocado como o mais importante no choro do recém nascido que busca suprir suas necessidades fundamentais.
Nesta idade o recém nascido só se preocupa com ele e certamente será assim que será criado se nada modificar o seu planejamento inicial.
O recém nascido só se preocupa com ele e por mais carinho que você se preocupe com ele certamente ele continuara a se preocupar somente com ele – Gibran Klaliu Gibran sita em um de seus livros - Seus filhos não são seus filhos mas filhos e filhas do mundo. . .
A gestação no ser Humano, tem um período de nove meses intra uterino, seguido de dois anos extra uterinos, que são responsáveis pela formação do corpo físico da criança que esta se formando – você acha que a fala propriamente dita só começa com dois anos porque ? você acha que o sistema renal fica pronto somente com um anos e meio ? – Estes são os mistérios da natureza que temos que apreender. . .
Dos dois anos até aproximadamente seis anos teremos o desenvolvimento mental, com a formação da fase oral, anal e libidica do seu pequeno ser – Procure saber se a sua criança tem alguma noção ou alguma imagem forte desta fase da vida – Se tiver preocupe-se em tratá-la pois estes fatos podem se transformar em futuros problemas.
Verdade é que até seis a sete anos seu filho está em formação e que após este período certamente estará apto a começar a ser um pessoa propriamente dita.
Voltemos ao choro do Nenê – porque ele / ela está chorando?
Necessidade do calor da sua mãe?
Fome?
Dor?
Higiene ?
Cólicas ?
Nesta fase da vida o recém nascido deve certamente estar com algum problema, e nos próximos dez dias devemos começar a entende-lo para podermos preparar para o mundo que o cerca – preparar e nos prepararmos para a vida que será até a adolescência , a nossa responsabilidade.
Primeiro ponto – Deixar o menos possível com frio ou calor agasalhando-o de acordo com a temperatura ambiente – Menos agasalhado durante o dia e mais a noite se o clima assim sugerir. O nenê pode ficar só de blusinha e fralda se o dia estiver quente – se estiver frio é só agasalhar mais. (Você pode sentir se ele está quente colocando seu dedo na nuca do recém nascido – se o dedo ficar quente deve deixar mais a vontade – e se a pele do nenê estiver ficando mais roxa certamente ele deverá ser aquecido).
Segundo ponto – Fome . . . deixaremos este ponto para o final – CUIDADO NÃO CAIA NA DELE, POIS SENÃO ELE FICARA NO COLO E QUERENDO MAMAR CADA 5 MINUTOS (como fazia quando estava no útero. . . era o que ele fazia certo ?).
Terceiro ponto –Hipoativo -Veja o seu nenê- Perceba que falei em parar de comer e não mamar dois minutos e descansar; Falei se ele está abatido, hipoativo pois são parâmetros importantes na avaliação da criança –tem Neste caso leve-o ao Pediatra para uma avaliação.
Quarto ponto- Higiene – Veja se está com alterações no seu padrão de higiene pois agora que nasceu se sentir que na região da fralda está com substancias estranhas na pele, fruto do xixi ou das fezes, certamente vai reclamar. Procure manter cada vez mais saudável e limpo pois ai ele estará bem.
Quinto ponto – Cólicas- Ai a natureza judiou um pouco de nós, pois cólicas são alterações relacionadas com dor – referente a uma alteração do sistema digestivo, que até o nascimento ainda não funcionava e que vão dar trabalho até o terceiro mês (algumas crianças chegam ao oitavo mês tendo problemas). Neste caso temos alguns remédios fitoterápicos como o Funcho e a Chicorea que podem ser usados assim como os homeopáticos como o Colocynthis associados ao Ammonium e ao Atropinum entre outros que formam o Spascupreel R .
Voltamos agora ao terceiro ponto – Fome – este parâmetro esta associado ao relacionamento do nível do açúcar no sangue do nenê – Se o sangue tiver um nível de glicose suficiente o nenê vai mamar só três a quatro vezes e em seguida vai ficar quieto novamente. Para que o nenê tenha necessidade de mamar um tempo maior ele precisa ter um nível menor de açúcar no sangue – este nível deve ser preparado através do treino –
Para que o nenê tenha um nível maior de fome e conseqüente num nível menor de açúcar no sangue, deve ser treinado progressivamente, aumentando os intervalos entre as mamadas progressivamente. Este é o trabalho que o pai e mãe devem fazer, insistir em aumentar progressivamente o intervalo entre as mamadas para chegando aos dez dias de vida estar com pelo menos três horas entre cada mamada.
O nenê deve ficar somente tomando o leite materno, de forma exclusiva, até o sexto mês de vida de acordo com as regras da Organização Mundial da Saúde, cabendo ao pediatra poder mudar este critério de acordo com as necessidades individuais de cada família.
A alimentação, os cuidados de higiene, as cólicas, a dor de uma forma geral devem ser trabalhadas com muito carinho e os profissionais da saúde devem cuidar muito bem destes parâmetros.
zaba@uol.com.br
www.zaba.com.br

gn1
Direitos Reservados 2005 © - Dr. Zaba - Medicina do Século 21