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Hipertensão arterial – Verdades sobre a mesma!
Verdade ou mentira
Uma pressão de 120 x 80 pode e deve ser considerada normal na maioria das pessoas. Se esta mesma pressão for medida em um diabético pode já ser considerado um fator de risco. O que esta acontecendo (interrogação). Estas são as novas diretrizes de se medir a pressão arterial na qual fatores como o histórico familiar, condições de vida, atividade física entre outros fatores entre os quais a alimentação está fortemente relacionada com o ato de medir a pressão.

Uma pressão de 14 x 9 pode ser considerada normal se o paciente for um atleta, praticante de exercícios físicos e alimentados adequadamente, sem erros na mesma. – Fique esperto, 30 % dos riscos são devidos à alimentação, 40% relacionados à atividade física e somente 30 % relacionados a condições sociais, sócio econômicas etc.

O grande fator de risco da hipertensão esta preso a partir de agora ao risco cardiovascular do paciente. Sua qualidade de vida esta relacionada ao processo de levantamento das características que o podem levar a ter a alteração do nível de pressão, assim como de todas as doenças cardiovasculares que por ventura pode ter.

As lesões em órgão específicos como o coração e os rins, assim como alterações cardiovasculares previas, estão bem avaliadas nesta avaliação do risco geral.

O nível de pressão pode ser ou não importante dependendo do risco geral do paciente.

Grupos americanos vem começando a tratar os pré hipertensos, com pressões que chegam a 13,5 x 9,5, mas ainda não esta definitivo o que pode ou não se usar. Uma serie de medicamentos já forma utilizados porem temos dificuldades em saber o correto e a própria avaliação esta ainda com números baixos de aproveitamento – 15 a 20 % melhoram com o tratamento.

No mundo estima-se que 600.000.000 (milhões) de pessoas sejam hipertensos . No Brasil temos 7 milhos de pessoas que são hipertensos e que apenas aproximadamente 25% recebem os medicamentos corretos; um ano após o diagnostico mais da metade abandonam o tratamento. Sabemos que 75% dos pacientes recebem tratamento especifico , não atingem os valores preconizados pelos médicos.

Na verdade a maioria dos médicos sabe que o pré hipertenso e como se fosse um canal aberto para a hipertensão e neste caminho temos a capacidade de desenvolver através da alimentação adequada, pratica de exercícios corretos e adequação aos padrões de vida modernos, equilibrando o seu estresse, adequá-lo aos padrões de vida necessários. As pessoas deveriam após conhecer os riscos de vida de sua família e adequarem os seus hábitos, exercícios, e condições de vida ao padrão correto.

Os hipertensos ou pré hipertensos devem conhecer os melhores padrões de alimentação, começar a praticar exercícios e assim com ou sem remédios vão começar a entender melhor os fatores de risco e como vencê-los. Os pre hipertensos devem conhecendo os fatores de risco começar a executar os melhores caminhos na sua vida para

vencer as barreiras que certamente o deixarão saudável. O hipertensos graves assim como os pre hipertensos , quando suas pressões estão no nível normal devem apreender a se cuidarem melhor.

Mude seu estilo de vida

Para equilibrar sua hipertensão coma diariamente 4 a 5 porções de frutas por dia

8 porções de grãos e cereais , 5 porções de hortaliças , 3 porções de laticínios, 2 porções de carne branca ou de vaca orgânica, 3 colheres de azeite de oliva extravirgem.

Quatro vezes por semana coma 40 gramas de frutas oleaginosas (nozes e amêndoas) , 1;2 xícara de leguminosas .

Evite doces (coma no maximo 5 x por semana – 1 colher de sopa de compotas ou geléias) .

Fique de olho no sal – coma 4 colheres de café por dia nos seus alimentos.

Prefira alimentos saudáveis evitando enlatados e produtos prontos, pois estes são ricos em sal, assim com os temperos sem agrotóxicos, como cebola, alho, ervas, limão que são substancias que ajudam a reduzir a pressão.

Não se esqueça das atividades físicas – 45 minutos pelo menos 3 x por semana são fundamentais para manter seu organismo bem – não se esqueça que com o passar dos dias você devera aumentar esta carga dos exercícios.

Alem dos exercícios a meditação como forma de aliviar o seu estresse também deve ser boa forma de deixá-lo equilibrado.

Qualquer duvida me mande seu e-mail e poderemos conversar mais detalhadamente

Dr. Miguel Zaba
zaba@zaba.com.br
3287 6112 e 6601 4199
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