Medicina Integral 
Quem Somos

Atividades

Profissionais

Medicina Integral

Med. Biologia Infantil

Links Selecionados

Endereços
  Pesquisar:

Asma
Asma - Uma campanha pelo não uso dos corticoides.
Asma – uma campanha pelo não uso dos corticoides.
Eu e meu marido sofremos com alergias. Ele teve bronquite asmática na infância, eu tenho rinite e sinusite.
Esta e a historia da maioria das crianças que tem asma – pais doentes e que ficam preocupados com a evolução desta doença para os seus filhos.
Nestas crianças o quarto e todo preparado para não ter cortinas, tapetes, bichos de pelúcia que por sua vez desencadeiam a asma, e na maioria das vezes estas crianças desenvolvem a asma ou bronquite asmatiforme que sempre e de difícil resolução.
E muito comum à ida destas crianças ao pronto socorro no período da noite, e eu pergunto porque à noite? Sabemos pelo estudo do nosso ritmo cercadiano, que no período das 15.00 hs as 3.00 hs da manha nosso organismo esta mais alcalino – com uma drenagem insuficiente das toxinas – é neste período que o organismo começa a desenvolver as doenças mais especificas, sendo a asma uma delas. Sabemos que a maioria das crianças começa a desenvolver todas as doenças neste período.
Hoje em dia fica difícil falarmos em uma cura da Asma, mas trabalhos realizados têm mostrado que a maioria das crianças pode ter uma boa evolução e ate a cura se bem tratada.
Temos em nossa experiência uma serie de casos controlados e já temos algumas crianças curadas sem a necessidade do uso de substancias como os corticoides que afetam o nosso sistema de defesa.
O impacto na glândula supra-renal causado pelos corticoides, certamente interfere em várias funções do organismo, incluindo as responsáveis pela resistência a infecções. O uso de corticoides e realmente um fator agravante no combate a asma, e mesmo se falando em uso de corticoides inalantes sabemos que após um uso prolongado ele vem a alterar o equilíbrio neuro-imuno-endocrino do paciente. (equilíbrio das funções de defesa do organismo)
É um tratamento longo feito continuamente e por longo prazo. Não adiante você tratar somente as crises de bronquite, o que você precisa realmente fazer e controlar as crises evitando que as crianças tenham novos episódios.
Fiquem cientes que o uso de corticosteróide e prejudicial ao organismo e seu uso aumentara em muito as necessidades de uma drenagem das toxinas de seu corpo. Os usos de drenadores hepáticos, renais e linfáticos são fundamentais para sua evolução.
Na busca de efeitos colaterais importantes, temos a diminuição do crescimento destas crianças que podem no final ter uma estatura mais baixa. Os efeitos são tão importantes que dentro da homeopatia procuramos nunca usar estes medicamentos.
Lembre-se sempre que a Asma pode desaparecer sintomaticamente de suas crianças, mas lembre-se de que no futuro – 30 a 40 anos depois - novos surtos de Asma, rinite, sinusite etc. certamente irão ocorrer.
A asma não controlada também afeta significativamente a qualidade de vida da criança. As crianças muitas vezes necessitam fazer diversas inalações e mesmo assim acabam sendo internadas, obrigando o medico a segui-las mais conscientemente, e orientando aos pais para terem paciência no tratamento.
Devemos acreditar que alguns riscos potenciais ainda precisam ser mais estudados, assim como a mudança dos alergenos que temos estudado. Uma criança pode ter uma alergia de um determinado tipo e com o correr dos anos muda este padrão necessitando outras avaliações.
O diagnóstico e o acompanhamento e de forma segura fundamental, evitando assim que o se perca a chance de uma cura.

Dr. Miguel Zaba

gn1
Direitos Reservados 2005 © - Dr. Zaba - Medicina do Século 21